O que é Brain Rot?
Como afirma o portal g1, brain rot, ou apodrecimento cerebral, é o termo utilizado ao descrever o hábito de consumir conteúdos de baixa qualidade excessivamente, como os das redes sociais, por exemplo. Eleita como palavra do ano pelo Dicionário de Oxford, a procura pela expressão cresceu 230% entre 2023 e 2024.
O que é Infoentretenimento?
Segundo a agência Hugz, infoentretenimento trata-se da junção das palavras “informação” e “entretenimento”, o termo enfatiza uma forma de comunicação que visa entreter o público enquanto o mantêm informado. A prática é comumente encontrada em diferentes mídias, como o rádio, a televisão e na internet.
O que é Educomunicação?
De acordo com a Academia Brasileira de Letras, Educomunicação refere-se ao conjunto de habilidades que visam desenvolver espaços comunicativos abertos, criativos e democráticos em âmbito cultural, educativo (escolas e ONGs) e midiáticos, constituídos por recursos artísticos e tecnológicos, assim, assegurando a liberdade de expressão e as condições necessárias para a aprendizagem mediada pela linguagem e comunicação.
O que é Educação Midiática?
Conforme o portal Educa Mídia, Educação Midiática abrange práticas a fim de desenvolver habilidades para analisar, produzir e acessar informações com responsabilidade e de forma crítica, além de compor ambientes informacionais e midiáticos em todos seus formatos de forma consciente e equilibrada.
Projeto Educom Alto Tiête – Missão, visão e o que fazem
O Portal Educom Alto Tietê é um site informativo, com informações de forma didática, contextualizada, epistemológica e prática com relação ao universo da Educomunicação, sobretudo com destaque às ações que estão sendo disseminadas na região do Alto Tietê, que compreende 11 cidades da Região Metropolitana; e, também, formativo, com o propósito de auxiliar na formação, orientação, mentoria a educadores que desejam conhecer, entender, desenvolver projetos na linha educomunicativa.
O projeto tem como missão contribuir para o debate e a formação de educadores, alunos, professores e toda a comunidade escolar, tanto na esfera pública, quanto privada com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio de ações, pesquisas e práticas desenvolvidas em diversos ambientes, seja ele o escolar, político, cultural, ambiental, de forma a propiciar um ecossistema educomunicativo.